sábado, 11 de setembro de 2010

Acidentes e Incêndios em Semana sem internet

Numa semana em que os Bombeiros de Foz Côa ficam desligados do mundo cibernauta devido a um problema informático que è completamente alheio à administração deste espaço noticioso, foram varias e de natureza diversa, as ocorrências em que os soldados da paz da cidade de Foz Côa foram solicitados a entrevir.

Durante a tarde de Quarta-feira, na freguesia de Almendra, uma viatura ligeira despistou-se junto à capela da Nossa Senhora do Campo, provocando um ferido ligeiro. Devido às dificuldades de comunicação existentes nesse local, o cenário pintado para o numero europeu de emergência foi bem pior do que o constatado, o que levou à deslocação de um numero considerado de meios e efectivos para o teatro de operações, incluindo o helicóptero do INEM que se encontra estacionado em Macedo de Cavaleiros.

Mesmo assim e após abordagem à vitima, os socorristas resolveram imobilizar a vitima e transportar para o Serviço Básico de Urgência, local onde acabou por ser detida pela G.N.R.de Foz Côa por condução sob efeito de álcool.

Nesse mesmo dia, pouco depois das 22 horas, novo alerta de despiste, novamente na freguesia de Almendra, mas desta feita a envolver um motociclo. Apesar de todo o aparato no alerta, este despiste, com contornos bem estranhos, desapareceu do local como que por magia e aos Bombeiros restou-lhes o regresso a casa.

Na madrugada de quinta feira, na freguesia da Horta do Douro e num local que tem sido sistematicamente fustigado com fogachos durante o corrente ano, mais uma estúpida e pequena ignição obrigou à deslocação dos Bombeiros que não demoraram mais de 2 minutos a resolve-la.

Hoje e após a reparação do problema informático pelo técnico da Sapo, os Bombeiros deslocaram-se à freguesia de Cedovim, local onde decorreu uma combustão de mato que foi rapidamente solucionada.

Pelo meio e provavelmente para incutir alguma adrenalina, um anónimo resolveu enviar um falso alarme de incêndio para o Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda, dando conta de um incêndio que irrompia na freguesia de Muxagata, mais concretamente na zona da Penascosa, local considerado património mundial pela UNESCO. O ataque foi rápido, musculado e preocupante, não só pelo facto da protecção mundial da área em questão, mas também pelo elevado aglomerado de combustível médio \ pesado, aliado ao relevo acentuadíssimo onde figuram variadíssimos vales encaixados que, como todos os Bombeiros devem saber, são os locais mais propícios ao aparecimento dos temíveis efeitos de chaminé, mas faltou o vilão principal que neste caso tem o papel de fogo.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: