terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ainda sobre a Notícia – Incêndio Urbano Provoca 1 Morto


Conforme email enviado para o endereço de correio electrónico do Blog dos Bombeiros de Foz Côa, remetido pelo Sr. Manuel Penhascoso, onde informa e bem sobre o comportamento e as condições necessárias para existir uma oclusão como a que ocorreu na freguesia de Custoias no passado dia 19 de Dezembro, fazendo referência ao facto do Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa ter prestado declarações aos meios de comunicação social onde aponta como principal razão para a explosão ocorrida na malograda habitação o rebentamento de uma garrafa de gás. 

Obviamente que o Sr. Comandante Aníbal Carvalho sabe que a consequência do rebentamento da garrafa de gás não ocorre pelo simples facto de o butano estar concentrado na garrafa, mas pela sua expansão em atmosfera exterior, criando uma combinação de misturas, entre elas bem presente o oxigénio que tem um papel importantíssimo na explosão.

Segundo o apurado no local junto de testemunhas, o homem que veio a falecer, havia entrado em casa momentos antes da explosão, que se veio a verificar ter sido extremamente violenta, não só pelo grau de destruição da parte superior da residência bem como pelo aspecto da garrafa que se encontrava completamente aberta, ou como vulgarmente se diz, descapotada. 

A primeira e principal suspeita recai sobre o facto de que o gás Butano se tenha apoderado em grande quantidade do pequeno cubículo e após a criação de uma fonte de ignição, provavelmente um isqueiro ou uma vela uma vez que o falecido não possuía luz eléctrica, se tenha dado a estrondosa fragmentação do corpo.

  O Comandante Aníbal Carvalho ao proferir semelhantes declarações fê-lo de uma forma simples e sucinta de forma a passar uma mensagem de entendimento global, necessários e fundamentais á compreensão da sociedade civil, suspeitando sempre que elementos mais “diferenciados” subentendam o ocorrido.
Ao Sr. Manuel Penhascoso, a administração do Blog Bombeiros de Foz Côa vem por este meio agradecer o email enviado onde de uma forma cientifica encontra uma explicação para o sucedido, mas convêm referir que os graduados desta Associação de Bombeiros possuem conhecimentos técnicos na área, mesmo não sendo especialistas na matéria. 

Com os nossos respeitosos Cumprimentos.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse Sr. Manuel deve ser um iluminado, era bom se transmitisse tamanha sapiência aos vulgares e burros bombeiros, que todos os dias lidam com situação que o Sr. Manuel de certeza resolvia em poucos segundos com enorme eficácia e resultados estrondosos. Ó poderoso Manuel, por favor ensina esses incautos, descuidados e estúpidos bombeiros que nem sabem o que é necessário para existir um fogo!!