segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Incêndio em Almendra

Ontem, pouco depois das 20 horas, duas violentas ignições irromperam na freguesia de Almendra, obrigando o Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda á mobilização de mais de 30 operacionais de vários Corpos de Bombeiros do Distrito da Guarda.

Estes focos de incêndio, provavelmente gerados com intuitos ancestrais de renovação de pastos para a pecuária, viriam a destruir largas dezenas de metros quadrados de mato.

O tipo de combustível que o terreno apresentava, composto essencialmente por finos mortos e uma biomassa de carga ligeira/média, aliado aos ventos frios mas fortes que se faziam sentir na área foram os principais responsáveis por um rápido desenvolvimento, o que pressupôs um combate directo e determinado para circunscrever as labaredas a uma área definida após avaliação de condições.
Apesar de todo o aparato, ambos os incêndios foram de fácil domínio, contando com isso com o precioso auxilio das condições climatéricas adversas aos incêndios que já se começam a fazer sentir.  


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: