quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Incêndios não dão descanso

Desde o passado dia 24 que os incêndios não dão descanso aos Bombeiros do Distrito da Guarda, principalmente na zona mais a norte do mapa.
Os Concelhos mais fustigados têm sido os de Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa, sendo que a curiosidade destes registos centram-se num núcleo de freguesias próximas do rio Côa e Douro e unidas em área geográfica.
Desde o passado dia 24 que os Bombeiros de Foz Côa acorreram a mais de 10 ignições verificadas nas freguesias de Castelo Melhor, Almendra, Vilar de Amargo e Algodres, havendo também registos de incêndios nas freguesias de Cidadelhe, concelho de Pinhel.
Em relação á freguesia de Almendra, uma das mais fustigadas nos últimos dias com mais de 3 ignições verificadas apenas no passado dia 27 de Setembro, onde o crime de fogo posto é um facto constatado pelos indícios da prática já descobertos, é a freguesia do Concelho com mais requisições de queimadas devidamente licenciadas para o inicio de Outubro, queimadas essas que irão ser realizadas pelos Bombeiros de Foz Côa de forma gratuita, vão decorrer durante o próximo mês.       

Queimada é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso do fogo de forma controlada.
 As queimadas, actualmente legais desde que devidamente licenciadas junto dos Municípios, poderão até ser calendarizadas, permitindo a deslocação para o terreno de meios de prevenção e combate. Esta nova linha, criada e legislada desde em 2009, surgiu com o intuito de prevenir e dissuadir a sociedade civil de recorrer ao fogo de forma desordenada e sem conhecimento para desígnios de vária ordem, para que, de uma forma ordeira e ordenada, fora do período crítico considerado em legislação se possa utilizar o fogo como uma ferramenta útil ao desenvolvimento e á sustentabilidade. 


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: