quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Projecto “Bombeiros na Escola” está em gaveta

O projecto apelidado de “Bombeiros na Escola”, pensado e criado para ser desenvolvido já durante o final de 2011 e o ano todo de 2012 está em gaveta.

O “Bombeiro na Escola” queria ser mais um grande projecto social na vida do Corpo de Bombeiros, contando para isso com a criação de parcerias e protocolos de cooperação com as direcções de todos os círculos escolares do Concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Alem da captação de jovens para a causa humanitária, rejuvenescendo dessa forma valores e causas adulteradas pela forte pressão social, o acompanhamento curricular, profissional e pessoal dos visados seria uma constante preocupação, incutindo com todos estes propósitos raízes de valores e de responsabilidades e realizando também, da nossa parte, o cumprimento de um compromisso social.
Obviamente que a par de todas estas pertinentes questões, as formações e instruções que iriam ser ministradas pelos nossos operacionais, aliadas às praticas de carácter obrigatório, o sentido de união, grupo, liderança e decisão, contando também com as participações dos Tutores dos jovens, formavam a base pretendida pelo Corpo de Bombeiros de Foz Côa para realizar um excelente trabalho de formação cívica, de informação de actividade e de instrução sobre conhecimentos técnicos e tácticos onde, quem saía a beneficiar com isto seria a “Família” Fozcoense. A participação dos Jovens nas ofertas formativas e informativas é de grande importância no seu desenvolvimento intelectual, físico e moral. 

Mas toda esta envergadura não ficaria por aqui. Após o primeiro passo que passaria por uma sessão de esclarecimento e angariação de jovens, aliando ao acto a vontade em encontrar disponibilidade de docentes interessados em auxiliar curricularmente os alunos/Bombeiros com mais dificuldades, o município, abrangente em toda a sua amplitude e na sua boa vontade de cooperação num projecto desta envergadura, dava os seus préstimos nas áreas de apoio social através dos mecanismos que têm ao seu dispor.

O período da adolescência é, sem dúvida alguma, o mais favorável á aquisição de conhecimentos profissionais, fruto das suas actividades e curiosidades. Nesta fase da vida, estruturas capazes de dar resposta às suas impulsividades e emotividades são de extrema importância para moldar personalidades que, quase sempre, perduram para o resto da vida. É nesta fase da vida que os jovens começam a definirem-se e a afirmarem-se como integrantes de toda a massa social, iniciando a sua previsão profissional e as suas escolhas para o futuro.

Mas tudo isto ainda está em gaveta. Desde o inicio do mês de Outubro que estas intenções aqui parcialmente transcritas foram dadas a conhecimento de quem de direito, mostrando enorme interesse e disponibilidade para “colocar preto no branco” todas as concepções, ouvir outras opiniões, esboçar o projecto e, no mais curto espaço de tempo, coloca-lo em prática, mas, infelizmente, até ao momento ainda ninguém deste Corpo de Bombeiros foi contactado para tal, denotando-se alguma apatia e/ou descrença sobre o mentor de semelhante debuxo.  

“Conclusivamente não se acredita na má vontade dos responsáveis, nem na intenção de não querer participar numa situação deste género, mas nestes casos e porque a paciência tem um “tecto”, quem de direito que assuma e que procure o reverso das situações, pois não são só os Bombeiros que ficam a perder com isto; somos todos”.

“Este artigo é da Exclusiva responsabilidade dos Intervenientes”
Sub-Chefe Rafael Almeida.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: