sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Campanha de Angariação de Voluntários Começa Sábado



No próximo Sábado, dia 13 de Outubro, pelas 14 horas, os Bombeiros de Foz Côa vão iniciar uma serie de iniciativas com vista a angariação de voluntários para as suas fileiras, incidindo principalmente junto das comunidades escolares, locais susceptiveis de maior abertura e disponibilidade em abraçar a causa humanitária. Nesta primeiríssima fase, experimental e única realizada até hoje, os soldados da paz vão receber um primeiro leque de jovens oriundos do agrupamento vertical de escolas bem como os seus encarregados de educação para uma visita guiada a toda estrutura orgânica e física do Corpo de Bombeiros de Foz Côa, criando dessa forma alguma empatia em ambas as partes.
    
Não é novidade nenhuma que, por força de diversos fatores, o voluntariado em toda a sua amplitude tem vindo a sofrer uma quebra acentuada, situação que se reflete na procura, mas que tem e deve ser combatida.
Uma maior abertura por parte do Corpo de Bombeiros, a mostra e exposição de operacionalidades, treinos e simulações, palestras e sessões de esclarecimento são as principais atividades a desenvolver até final de Dezembro, altura prevista para a criação de uma escola de ingresso na carreira de Bombeiro, cujo tempo previsto nunca será inferior a um ano. A par de todas estas iniciativas, os Bombeiros de Foz Côa estão também disponíveis á abertura de um gabinete de apoio aos jovens com maior défice escolar, utilizando para isso a “prata da casa”. Alem das valências operacionais diferenciadas que alguns elementos possuem, existe também uma grande diversidade técnica pessoal, pois nos quadros deste Corpo vestem a farda elementos que na sociedade civil possuem diversas atividades profissionais tais como, professores, médicos, enfermeiros, educadores e que nesta questão mostraram já grande abertura e disponibilidade.
Para o ano de 2013 e prespectivando uma agregação significativa, serão os próprios a desenvolver atividades junto das suas comunidades, nomeadamente a escolar, mostrando os efeitos das formações e instruções e que irão servir, obviamente, como rampa de lançamento para gerações futuras.
Para as comunidades menos jovens, até aos 35 anos conclua-se, da cartola os Bombeiros vão apresentar um  1º Workshop sobre uma temática envolvente por forma a agradar e agregar diversos elementos e forças vivas da sociedade civil.    
 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: