quarta-feira, 23 de julho de 2014

Dados estatísticos do Rastreio de Saúde dos dias 19 e 20 de Julho



No passado dia 19 e 20 de Julho de 2014 a Juvebombeiro – núcleo de v.ª n.ª de foz côa, em colaboração com os Bombeiros e o Centro de Saúde local, realizou rastreios cardiovasculares gratuitos para toda a população.

Foram 37 as pessoas a passar pelo quartel de Bombeiros no dia 19, entre as 9:00 e as 18:00 horas, realizando a avaliação do IMC (índice de massa corporal), do perímetro abdominal, da tensão arterial e da glicemia. Houve ainda a oportunidade de visitar e conhecer as instalações do quartel dos Bombeiros e observar a exposição fotográfica, localizada no Salão Nobre do quartel dos Bombeiros, com mais de 300 registos fotográficos dos momentos marcantes da vida do Corpo de Bombeiros e seus protagonistas, que se iniciou no ano de 1934 até aos dias de hoje.

No dia 20 de Julho, com o apoio da Câmara Municipal de V. N. de Foz Côa, criaram-se condições adequadas para garantir o conforto dos participantes, instalando uma tenda na Praça do Município. Nesse dia, foram 77 pessoas a realizar os rastreios. No local esteve também uma ABTD (Ambulância de Transporte de Doentes) em exposição, permitindo assim que todas as pessoas pudessem observar e perceber a dinâmica e operacionalidade do seu interior.

Durante o decorrer de todo o rastreio, realizou-se uma recolha de dados anónimos, para se proceder a uma análise estatística dos mesmos, cujos resultados apresentamos de seguida:

 Neste rastreio, tivemos a participação de 65 mulheres e 49 homens o que constitui um total de 114 participantes. A idade média dos participantes foi 59 anos, tendo o mais novo uma idade de 14 e o mais idoso 87 anos. 

Relativamente ao peso encontramos uma média geral de 72,35 Kg, onde os participantes, mais leve e mais pesado possuíam, respetivamente, 45 e 137,2 Kg. 

No que diz respeito a altura, a média global, foi de 161 cm, onde os participantes mais baixo e mais alto possuíam, respectivamente, 137 e 184 cm.

O Índice de Massa Corporal, é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal:

Realizados os cálculos, obtivemos uma média de 27,85 que segundo as tabelas determinadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) caracteriza a amostra como Sobrepeso. Vejamos:


O perímetro abdominal indica-nos a distribuição da gordura corporal em adultos com idade superior a 18. Esta está relacionada com o risco metabólico - riscos associados a desenvolver problemas de saúde como a obesidade, a diabetes, as doenças cardiovasculares e pressão sanguínea elevada.

















O rastreio realizado aos valores de glicemia capilar não nos permite tirar conclusões significativas à hora de orientar os participantes, uma vez que não nos foi possível controlar fatores como: a hora (jejum/ ao acordar), refeição tomada e o tempo que esta dista da avaliação deste valor. De modo resumido durante o rastreio não foi detetada nenhum caso de hipoglicemia e os 5 resultados mais altos obtidos eram casos de participantes portadores de Diabetes Mellitus, isto pode apontar para a possibilidade de fraca adesão à terapêutica ou ineficácia farmacológica da medicação utilizada.
Quanto à avaliação da tensão arterial encontramos valores de tensão média sistólica  de 130 mmHg e diastólica de 80 mm Hg, em que o valor de referência ótimo aproxima-se de 120/80 mmHg. A Sistólica mais alta e baixa foi, respetivamente, de 176 e 93 mmHg. A diastólica mais alta e baixa foi, respetivamente, de 119 e 54.
Por fim, desejamos salientar que este tipo de iniciativa, apesar de não ser vinculativo em termos médicos, visa o levantamento de eventuais problemas ainda não conhecidos e que carecem de confirmação, pelo que, os participantes foram aconselhados pelos Bombeiros a consultar o seu Médico de família, para uma melhor avaliação do risco e futura tomada de decisões.
Esperamos que o principal objetivo da atividade que consistia em sensibilizar a população a adotar estilos de vida saudáveis e a controlar os fatores de risco modificáveis tenha sido alcançado. Queremos também agradecer a todos os participantes e colaboradores que permitiram o sucesso do evento.
As normas utilizadas para efetuar este Rastreio são as determinadas pela Organização Mundial de Saúde para os países de baixo risco, nos quais se inclui Portugal.





Bibliografia:
·         Programa nacional de combate à obesidade PORTUGAL - Direcção-Geral da Saúde. Divisão de Doenças Genéticas, Crónicas e Geriátricas – Lisboa, 2005
·         Diagnóstico, Tratamento e Controlo da Hipertensão Arterial - Direcção-Geral da Saúde. Divisão de Doenças Genéticas, Crónicas e Geriátricas – Lisboa, 2004
·         Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes - Direcção-Geral da Saúde. Divisão de Doenças Genéticas, Crónicas e Geriátricas – Lisboa, 2007
·         Diagnóstico e Classificação da Diabetes Mellitus - Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes - Departamento da Qualidade na Saúde - 2011

 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: