sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Finalmente Aconteceu…

Este título bem podia ser um novo programa jornalístico bem ao jeito de Carlos Pinto Coelho sobre o panorama cultural nacional, mas neste caso, a manchete da notícia trata-se de um facto ocorrido quarta-feira passada que irá ser recordada pelas gerações vindouras bem ao jeito do Professor José Hermano Saraiva.
Foi precisamente aqui, no salão nobre dos Bombeiros de Foz Côa, no dia 16 de Setembro de 2009, que foi assinado o protocolo de ampliação e requalificação do quartel sede da Associação Humanitária entre os órgãos directivos vigentes e o sócio gerente da empresa “Baraças e Irmãos Unidos”, vencedora do concurso público que decorreu nos meses passados.
Com a assinatura deste documento tudo fica tratado e inicia-se então a contagem decrescente de aproximadamente 365 dias para a entrega da obra concluída, com as condições condignas e à muito desejadas pela família Bombeiros.
Finalmente Acontece…

Bombeiros de Foz Côa auxiliam Castelhanos no flagelo dos Incêndios

Quarta-feira, após o testemunho sobre o acordo irreversível das entidades responsáveis pela concretização do sonho, a Equipa de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Foz Côa foi enviada, por indicação do Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda, para a freguesia de Algodres, Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Com a rápida resolução do incêndio, que se limitou a uma área de alguns metros quadrados de mato rasteiro e combustível fino morto, os intervenientes ficaram rapidamente disponíveis e seguiram o rumo da freguesia de Escarigo, pertença da mesma sede de Concelho e vizinha terrestre de “Castilla y Leon”, País de Sua Majestade Rei Juan Carlos.
No local, os Soldados da Paz de ambas as corporações vislumbraram o foco de incêndio que era no outro lado da fronteira, pelo que foi necessário atravessar o estreito de alcatrão que outrora servira para o afamado contrabando e fuga para o estrangeiro, penetrando em Espanha para colocar um ponto final num flagelo que ultrapassa todos os limites.
Com inexistência de acessos e com grande densidade de mato, fortemente povoada por espécies de médio porte, foi de extrema dificuldade a penetração dos meios e o controle das chamas, que só acabou por ocorreu já durante a madrugada.
Ontem, o incrível acabou por acontecer e após uma primeira intervenção na freguesia de Algodres de natureza semelhante, a Equipa de Foz Côa foi novamente deslocada para Espanha, próximo da freguesia de Escarigo, auxiliando os Castelhanos na extinção de uma ignição em terreno muito semelhante ao do dia anterior. Simplesmente incrível pela fotocopia das actuações, contrastando apenas na diferença horária e na luminosidade.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: