terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ainda não acabaram…

Esta segunda-feira, na zona mais arborizada do Concelho, pertença da freguesia de Numão, assistiu-se ao pior incêndio florestal deste ano no Concelho de Foz Côa.

Não é pela área ardida que assim será considerado, nem pelo tempo gasto no seu combate e consolidação, mas pelo efeito destrutivo que se abateu sobre uma das mais bonitas zonas do Concelho e também da mais diversa no que diz respeito á fauna e flora.

Há vários anos que não se verificava um incêndio na zona, mas mesmo assim ainda são visíveis os efeitos nefastos da última aparição das labaredas, com amontoados de sobreiros mortos sobre um mato que se desenvolveu de forma abrupta, o que levou os mais de 40 Bombeiros de vários pontos do Distrito a um esforço redobrado para evitar que o topo do monte da aldeia do Arnozelo ficasse despido de vez.

Mesmo assim foi inevitável a queda e a completa imolação de dezenas de Sobreiros o que deixou toda a paisagem mais pobre, sem um propósito justificável mas sempre com o suspeito do costume, que segundo relatam os populares a medo, trata-se de um indivíduo sem escrúpulos e residente numa freguesia vizinha, sendo já o principal suspeito por dezenas de ignições e responsável pelo negro que pinta as paisagens das Seixas do Douro e Numão.

Foram necessárias quase 12 horas para passar o incêndio para uma situação operacional de Circunscrito, num local onde não existem acessibilidades ao homem nem á máquina, iniciando-se depois um moroso rescaldo aos mais de 20 hectares de floresta e culturas agrícolas, sendo aqui o inicio da parte final, que só acabou já bem perto das 20 horas desta terça-feira, mais de 24 horas depois do seu início.

Ontem, enquanto se efectuavam as rendições das Equipas de Combate a Incêndios que estiveram empenhadas na extinção da ocorrência registada na freguesia de Numão, eis que surge de forma surpreendente uma nova situação, de natureza idêntica, mesmo às portas da vila de Freixo de Numão.

Apesar da força e coragem com que as chamas se propuseram a destruir todo aquele combustível que se colocasse no seu caminho, os 15 Bombeiros destacados para o local com o fundamental apoio do meio aéreo e respectiva guarnição, foram suficientes para debelar as labaredas que não tiveram mais do que meia hora de vida, confinando dessa forma a sua área a alguns metros quadrados de terreno negro.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: