quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Passam-se os anos, mas ficam as vontades... Após o fim da fase Delta, ultima fase do dispositivo de combate a incêndios com regime de permanência nos quartéis de equipas disponíveis para saídas ao minuto, os incêndios anos após anos multiplicam-se e nem a boa vontade, aliada à disponibilidade dos Soldados da Paz para a realização de queimadas de forma controlada e legal faz demover o mais estúpido pseudo-pirómano de destruir o que acha que mais lhe convém, esquecendo-se por conveniência que afinal aquilo que rouba à natureza a todos pertence.

Para que tal situação aconteça, desde o literário catedrático, ao mais ignóbil analfabeto, basta que lhes passe pelo tímpano a informação que já não existe ninguém capaz de 'estragar' o que deseja desde do pico do verão, tal como queimar as silvas que lhe impedem o acesso ao terreno, ou queimar o restolho para que as novas daninhas iniciem mais rápido o seu rebento, esquecendo-se sempre que o facto de destruir o mato incomodativo do baldio vizinho, com aquele monte de carrascos feios, junto aos sobreiros cujo dono já faleceu, pode afinal ser possível, pois na televisão, o senhor jornalista afirmou que agora é legal, é justo, é um dado adquirido... há, e já não há Bombeiros.

Por este grosso motivo, durante a corrente semana, são dezenas os alertas de incêndios rurais nas mais diversas freguesias do Concelho de Foz Côa. Do ponto mais alto da área de intervenção dos Bombeiros deste município, estes, conseguem diariamente visualizar dezenas de colunas de fumo como indicativos naturais da presença de fogo, sendo que alguns, controlados pelos perímetros naturais ou criados pelos intervenientes no seu surgimento, se extinguem por efeitos naturais ou artificiais, outros há que livremente amadurecem no seu desenvolvimento, crescimento até à sua irradiação sem que ninguém lhes possa traçar um destino. Cenário triste mas real, mas afinal o que vai valer são as estatísticas, os números, os contos e as fadas, pois é disso que este País vive; de números, de estatísticas e de sonhos.


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Queda - Acidente

Hoje, durante o período da manha, os Bombeiros de foz Côa deslocaram-se ao SUB de Foz Côa para auxiliar os técnicos de saúde a efectuar uma complicadissìma imobilização.
Um bebé, com apenas 2 meses, sofreu uma queda de uma altura significativa para o seu tamanho, apresentando na entrada da referida unidade hospitalar indícios de traumatismo craneo-encefálico, o que levou o médico responsável a solicitar uma deslocação para um serviço médico diferenciado, com o intuito de despistar qualquer suspeita.
Os Bombeiros de foz Côa, possuidores de 2 planos pediátrico para imobilizações, incluindo 1 para crianças com mais de 12 meses, verificou-se pouco apropriado para um ser tão pequeno, mas acabou por ser suficiente. Contudo, por se ter verificado esta lacuna, os Bombeiros da Cidade encomendaram durante o dia de hoje, um sistema inovador de imobilização pediátrico que serve desde o nascimento até aos 12 meses de idade, salvaguardando desta forma todos os casos que possam surgir no futuro.
Enquanto os Bombeiros da cidade se empenhavam nesta missão, o CODU, activou o Corpo de Bombeiros vizinho da cidade da Mêda para a resolução de uma situação despiste na E.N. 222, próximo da freguesia de Freixo de Numão.
A vitima, proprietária da viatura em questão, deu entrada na unidade de saúde de Foz Côa com suspeita de fractura num dos membros superiores e lesão na zona da coluna dorso-lombar, acabando por ser também transferida para o Hospital Distrital da Guarda.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bombeiros de Foz Côa iniciam Época de Queimadas


Após o termo da fase Delta, época operacionalmente elaborada para reacção ao minuto às ignições que possam surgir e à semelhança do que se verificou no ano transacto, uma equipa de Voluntários iniciou ontem, com continuação nos próximos 3 dias, a realização de queimadas, respondendo dessa forma aos pedidos devidamente licenciados. Estas licenças, devidamente autorizadas pelo gabinete técnico-florestal do município de Foz Côa, com conhecimento ao CDOS Guarda e Governo Civil, são na sua totalidade ligadas à agricultura na vertente da pastorícia e estão a ser efectuadas nas freguesias de Seixas do Douro (1), Sebadelhe (1), Murça do Douro (1), Muxagata (1) e Almendra (5).

Apenas a titulo de curiosidade, nas freguesias em questão com incidência sobre a de Almendra, bastante problemática na questão dos incêndios rurais durante as épocas oficiais do dispositivo de combate a incêndios em anos anteriores, no ano de 2009 apenas se registou 1 ignição, não se tendo verificado no corrente ano qualquer situação de incêndio rural.

Seixas do Douro, freguesia mais fustigada pelos incêndios em 2009, ocupando mais de metade das ocorrências desta natureza no Concelho de Foz Côa (Aproximadamente 30 incêndios e fogachos), após intervenção musculada por parte das forças de autoridade e especialistas forenses nestas matérias, reduziu para 1 único fogacho este ano mas 'ganhou' licença para utilização de fogo controlado para queima de pastos, vulgarmente denominado de queimadas, sob supervisão e orientação dos Soldados da Paz da sede de Concelho.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010



Na passada terça feira, por volta das 15 horas, uma viatura ligeira de mercadorias foi abalroada por outra viatura no centro da aldeia de Sebadelhe, provocando um aparatoso acidente do qual resultou um ferido ligeiro.



O tremendo susto que a condutora da viatura de mercadorias apanhou, obrigou á deslocação dos soldados da paz ao local para acalmar e transportar uma vítima com complicações de foro nervoso.



Ao local acorreram 2 Bombeiros, apoiados por uma ambulância de socorro.



Incêndios



Á medida que se aproxima o final de época do dispositivo DECIF, intensificam-se o número de ignições, queimadas e queimas de sobrantes, provavelmente resultantes da falta de informação ou até pela suposta aproximação da denominada época das chuvas.



No concelho de Foz Côa, do qual se faz um balanço muito positivo do corrente ano, com poucas ignições e pouca área ardida, sendo que as ocorrências de maior envergadura se verificaram durante o período nocturno, acentuaram-se na última semana, com a necessidade de intervenção em diversas freguesias para extinguir incêndios que mesmo assim, resultante das baixas de temperatura e subida da humidade relativa, não passaram de fogachos, com pouca área ardida. Contudo, no último dia do dispositivo, um incêndio na freguesia de Castelo Melhor, deu bastante trabalho aos Bombeiros. O alerta, efectuado bastante tardio para o C.B., permitiu ao combustível de finos mortos abundantes na área e resultante de anos consecutivos de incêndios, alastrar com grande significado embora sem grande intensidade, mas o suficiente para obrigar os Bombeiros a palmilhar quilómetros, unicamente com material sapador, resultante da escassez de acessos rurais para viaturas.



Por estes motivos e á semelhança do que se tem vindo a verificar nos anos anteriores, é com alguma apreensão que se aguarda pelo fim de semana e respectiva semana, devido á ausência de pluviosidade, segundo os prognósticos do instituto nacional de meteorológica e pelo recurso ao escasso voluntariado para a resolução de situações de incêndios rurais.



Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

sábado, 9 de outubro de 2010

Incendio em chamine - Saida para Subita acaba em Cadaver

A passada Sexta-feira foi fértil em ocorrências épicas.
Se num primeiro alerta, ainda antes do sol posto, um munícipe solicitava a deslocação dos Soldados da Paz da Cidade à freguesia de Seixas do Douro para extinguir um foco de incêndio que surgiu numa chaminé, provavelmente com sujidade acumulada e habitual nesta altura do ano, um segundo alerta efectuado pelo codu para uma situação de súbita no domicilio, veio a verificar-se trágica com a descoberta da vitima já cadáver.
Com o nível de prontidão no máximo, fruto dos alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e pelo Instituto de Meteorologia e Geofísica, a saída para o suposto incêndio urbano ocorreu no imediato, mas mesmo assim não chegou a meio do caminho, pois o proprietário do imóvel, conhecedor deste tipo de situações, anulou a presença dos Bombeiros, assumindo dessa forma a responsabilidade sobre a situação.

Poucas horas depois, um alerta de súbita no domicilio efectuado pelo codu, deslocou 2 técnicos de Socorro ao lugar do Orgal, freguesia de Castelo Melhor, onde encontraram um jovem com apenas 30 anos, bastante conhecido na cidade e na região, já cadáver. Segundo os Bombeiros que se deslocaram ao local, a vitima apresentava-se ausente de sinais vitais, já com rigidez cadavérica e sem temperatura corporal. Como o jovem era conhecido por possuir anomalias psíquicas e com um histórico de consumo de estupefacientes, o codu foi informado da situação que tratou de contactar as autoridades competentes, assumindo dessa forma as responsabilidades do caso e diligenciando os procedimentos necessários.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Primeiras Chuvas Provocam Acidentes


No passado Domingo, ao inicio das primeiras gotas de chuva, uma viatura ligeira que seguia no sentido Foz Coa - Celorico, teve um aparatoso despiste provocando um ferido ligeiro. Segundo os relatos da vitima, que apenas sofreu algumas escoriações, a agua no piso aliada a produto gorduroso não identificado, foi o mote para uma saída de estrada que teve como final um capotamento.
A estada só foi aberta nos 2 sentidos e restabelecida a normal circulação após a lavagem do pavimento e a remoção dos destroços.
Ao local acorreram 7 Bombeiros com uma ambulância de socorro e uma viatura de salvamento e desencarceramento.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com