sábado, 21 de maio de 2011

Sexta-feira marcada por violenta colisão e atropelamento

Ontem, pelas 15 horas, uma violenta colisão entre uma viatura ligeira e uma viatura pesada, na estrada municipal 541 que liga a cidade de Foz Côa á freguesia de Custoias, provocou um ferido ligeiro.
O alerta, efectuado por um transeunte, indiciava uma situação de encarceramento do tipo “mecânico”, situação em que a vítima não apresenta lesões que incapacitem mobilidade mas que se encontra enclausurada devido á deformação do veículo, não conseguindo portanto sair pelos próprios meios.

Imediatamente os Bombeiros saíram para o local com os meios necessários, sendo á posteriori apoiados pelo Heli 3 do INEM que se encontra estacionado na base permanente de Macedo de Cavaleiros.

Já no local e com a equipa em trabalhos de desencarceramento, constataram-se os factos pronunciados sobre o estado clínico do acidentado, justificando mesmo assim o recurso ao afastamento dos escombros, criando dessa forma o espaço necessário e suficiente para se proceder a uma extracção controlada.

 Apesar de tudo e após avaliação feita pelos elementos diferenciados do INEM que tripulam no meio aéreo, a sinistrada, acabou por ser transferida para o Hospital Distrital da Guarda, local onde lhe foram realizados exames de despistagem de suspeita de fractura numa mão, entre outros.

No local estiveram presentes 7 Bombeiros com 1 Ambulância, 1 veículo de Salvamento e Desencarceramento e a GNR de Foz Côa e Freixo de Numão que realizaram um trabalho notável no que diz respeito às restrições ao espaço de segurança, colocando sempre a curiosidade popular na barreira estipulada, criando dessa forma condições satisfatórias á realização de um serviço que culminou com o êxito desejado.   


Ainda em recuperação da ocorrência acima descrita, um novo alerta era enviado para a sede dos Bombeiros de Foz Côa, informando de uma situação de atropelamento na freguesia de Almendra.   
Os mesmos elementos que haviam estado na resolução do acidente e que ainda não tinham chegado á unidade foram imediatamente desviados para o local, deparando-se com uma vítima de apenas 6 anos, que sofrera um embate frontal de um veículo ligeiro de mercadorias.

Apesar do choque ter sido a pouca velocidade, a força impulsionada foi suficiente para projectar o pequeno corpo alguns metros, provocando-lhe uma abrupta queda com a cabeça na calçada. As suspeitas de lesões recaíram essencialmente sobre traumatismo crânio-encefálico que, mesmo sem ferimentos visíveis, os indicativos apresentados aos socorristas durante a realização do exame á vítima foram mais do que suficientes para as conjecturas finais.  
   
O miúdo foi cuidadosamente imobilizado em plano duro pediátrico tipo “pedilock” e transportado para o Hospital Distrital da Guarda para a realização de exames pormenorizados e observações específicas, minimizando dessa forma a exposição aos comuns raio X, não muito aconselhados nestas idades.     


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

3 comentários:

J. B. disse...

Excelente trabalho. Parabéns.

Anónimo disse...

Excelente trabalho e excelente redacção.
Parabens a todos !

Anónimo disse...

Excelente trabalho e excelente redacção.
Parabens a todos !