terça-feira, 7 de junho de 2011

Comandante Aníbal Pede Passagem ao Quadro de Honra

Aníbal Augusto Cabral Almeida de Carvalho, nascido na freguesia de Penedono no ano de 1946, exerceu as funções de elemento de Comando na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa desde 1985 até ao passado dia 15 de Maio de 2011.

No ano de 1985, o então cidadão Aníbal Carvalho foi convidado pelo Comandante Francisco Gouveia, entretanto já falecido, para orquestrar com ele no quadro de Comando o cargo de Adjunto de Comando.


Nos primeiros meses do ano de 1999 o então Adjunto de Comando Aníbal Carvalho é proposto pelo antigo presidente da direcção António Sebadelhe a ocupar o cargo de Comandante, sendo a incumbência homologada á posteriori pelo Inspector Regional de Bombeiros do Norte.

Ao longo destes 26 anos ao serviço dos bombeiros e da comunidade, contribuiu ininterruptamente, com dedicação, competência, zelo, assiduidade, obediência e correcção, para o engrandecimento e prestígio do Corpo de Bombeiros Voluntários do Concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Foi sempre uma referência para os bombeiros mais novos, sendo que no seu mandato foi criada a primeira e até então única escola de Cadetes e Infantes, jovens que se mantiveram no Corpo de Bombeiros até então e são actualmente os graduados da instituição, mas eternamente seus pupilos.

 Desempenhou com grande mérito, as funções de responsável pela juventude, Cultura e Desporto deste Corpo de Bombeiros, promovendo actividades que dignificaram o voluntariado e contribuiu para manter a coesão dos elementos que a integravam.

Esteve sempre presente nos momentos mais difíceis deste Corpo de Bombeiros, incentivando os seus operacionais a darem sempre o máximo e o melhor, contribuindo dessa forma para apaziguar situações esporádicas de divergências de opiniões.

 A sua presença nas instalações dos Bombeiros era fortificante, pois tratava-se de um elemento de prestígio e de elevada experiência, demonstrando sempre disponibilidade imediata para dialogar sobre tudo e com todos num ambiente familiar.   

Aníbal Carvalho é um símbolo da pureza no voluntariado, para os mais jovens, um exemplo a seguir na nobre missão humanitária e para os mais velhos, obviamente com uma cota de responsabilidade bem mais elevada, uma referencia e um ícone que os acompanhará sempre no seu futuro.

Foi agraciado pela Liga de Bombeiros Portugueses com as medalhas de Assiduidade Grau Cobre, Prata e Ouro. Foi também condecorado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa e pela Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda por serviços prestados. 
   
Por motivos pessoais e regulamentares, o Comandante Aníbal, como carinhosamente é conhecido por todo o distrito da Guarda, pediu a exoneração do cargo que ocupa desde 1999, passado então a integrar, como Comandante, o quadro de Honra da Associação Humanitária dos Bombeiros de Foz Côa.    


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

1 comentário:

Rcarvalho disse...

Obviamente, e por razões afectivas, não poderia deixar de escrever o meu comentário, que será sempre suspeito..O comandante Aníbal é daqueles homens que nos marca de forma decisiva, que nos impele a tomar decisões e a agir de forma correcta, sempre com aquela isenção a que nos foi habituando.
Em termos de apresentação, desconfio que ele as dispensa, pois ele próprio não precisa de grandes conversas nem de grandes discursos, a experiência fala por ele, e nós, desde pequenos, fomos habituados a ouvi-lo, a segui-lo, e a tomar as nossas próprias decisões assim que estivéssemos prontos a tomá-las, porque sempre foi esse o desígnio do Comandante: "responsabilizem-se pelas vossas próprias atitudes". Por isso mesmo sempre fomos um corpo de bombeiros diferente dos outros, com mais responsabilidade própria em cada elemento.
O legado dele está à vista: uma corporação com gente nova, formada em todas as áreas às quais os bombeiros voluntários modernos devem estar, um corpo activo bem treinado para as ocorrências que possam surgir. Por tudo e muito mais, um grande bem haja ao nosso comandante!
Ao futuro comando: um bom serviço à humanidade!

Ricardo Carvalho