A passada madrugada de Domingo revelou-se trabalhosa para os soldados da paz do distrito da Guarda, sendo Vila Nova de Foz Côa, infelizmente, o palco de actuação de mais um acto desta infindável peça teatral.
Pouco passava das 22 horas quando dois alertas, quase em simultâneo, informavam os Bombeiros de Foz Côa para situações de incêndios nas freguesias de Castelo Melhor e Numão, obrigando a um trabalho de laboratório cirúrgico para uma mobilização maciça de operacionais, culminando com mais de 50 Bombeiros estrategicamente divididos e baseados em prioridades, empenhados em acções de extinção.
Se na zona de Vezuvio, freguesia de Numão, o cenário poderia ser mais negro, fruto da quantidade/tipo da matéria combustível, aliado á enorme dificuldade de locomoção e mobilidade, o pior veio a revelar-se nas encostas do Douro, pertença da freguesia de Castelo Melhor, onde os concentrados de finos mortos e matos de baixo perfil foram naturalmente permissivos á rápida propagação e desenvolvimento das frentes, obrigando os Bombeiros a um esforço redobrado para estancar as labaredas, situação que manteve a ocorrência em aberto até ás 16 horas de hoje (Domingo) em acções de rescaldo e vigilância.
Obviamente que, a principal suspeita recai na pratica de renovação de pastagens, pois em ambos os casos existem episódios repetitivos com esse intuito, revelados por indivíduos anteriormente referenciados e detidos pela prática de semelhantes actos.
Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com
1 comentário:
Para estes criminosos as autoridades não metem medo. Há que os tratar na linguagem que eles entendem...sem autoridades nem tribunais.
Enviar um comentário