quinta-feira, 31 de março de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO

 Não somos ou não querem que sejamos?

Nem só de contos e histórias vive o homem, nem só de verdades se formam as lendas, nem só o que se diz sem se fazer pode ser fácil. 

Por todos nós e á medida que os anos passam, as circunstâncias da vida e da vivencia fazem-nos pensar e agir de maneira diferente, alguns de forma madura mais matutina e outros um pouco mais tarde, mas todos dependentes das conjunturas ou das identidades próprias, congregando entre as opiniões e formas de estar um conjunto de situações que traçam uma rota final rotulada com a impressão digital do interveniente. Contudo, existem sempre aqueles que apenas resolvem plagiar as situações e divulga-las carregadas de identificação, nem que, como o povo diz, “a esse conto se tenha acrescentado um ponto.”

Como sempre, tudo o que é feito em Portugal tem pecado á nascença, independentemente dos objectivos propostos e nem que isso venha de certa forma enriquecer a sociedade, parte dela, pequenos grupos ou apenas um indivíduo.

 Há uns tempos atrás, nos pacatos corpos de Bombeiros de Favaios e Alijó, o INEM envolveu-se numa situação repreensível, digna de um país do terceiro mundo, concluindo-se com isso que afinal o interior norte estava a monte e que enfim, havia muito para fazer nesta “vergonhosa” parte do território. A culpa disto, como sempre, morreu solteira, arrastada pelas aguas revoltas do rio Douro tal qual os corpos do malfadado autocarro da queda da ponte em Entre-os-rios. Segundo os especialistas e críticos com o dom da verdade da altura, isto "foi uma lição" e serviu para "acordar Lisboa para o que se passa no Interior em termos de socorro"

A solução? 

Apareceu vinda da tão longínqua capital, onde formadores da Escola Nacional de Bombeiros resolveram abrir excepção e descentralizar a denominada “formação elitista”, ministrando nesta zona cursos de Tripulante de Ambulância de Emergência, impensável aos olhos dos Bombeiros locais mas perfeitamente compreensível às intransigências dos requisitos obrigatórios. Para os leigos nesta matéria, refiro-me a esta formação como, provavelmente, a imagem de marca e orgulho dos Bombeiros Portugueses que, incompreensivelmente carregam uma bandeira que nem sequer deveria ser a nossa. Apesar de fundamental, essencial e enriquecedora, não só para Bombeiros mas para toda a sociedade, não posso deixar de seguir a linha de pensamento dos mais evoluídos na Europa e referir um provérbio popular de forma antagónica, pois acho que devem ser dadas “nozes para quem tem dentes”. 
A par da disponibilidade total durante seis semanas aproximadamente (210 horas), os candidatos ainda têm de se deslocar para os locais de formação (Lisboa – E.N.B; Lisboa – INEM; Porto – INEM; Coimbra – INEM) e, no caso de terem a sorte de frequentar uma formação ministrada no INEM ainda carregam o peso de suportar os custos de alojamento e alimentação. Obviamente que um individuo, Bombeiro Voluntário de alma e coração, apaixonado pelos serviços consignados á emergência pré-hospitalar mas trabalhador por conta de outrem ou prestador de serviços por conta própria, fica limitado o resto da vida a frequentar os Cursos de Técnico de Socorrismo, carregados dos depreciativos que os elitistas dos Soldados da Paz atribuem a essas instruções e que, a bem da verdade e com a minha concordância, deveriam era ser obrigatórias nas formações escolares, pois 50 horas de teórico e pratico só revela o quanto amadores somos numa área toda ela profissional, ou então, suicida-se socialmente e engrossa as fileiras dos desempregados, viajando depois até aos grandes centros para se enriquecer curricularmente e receber… nada… mas enfim, é o que temos.
Claro está que, com a exclusão dos Voluntários acima referidos e após a selecção dentro do próprio corpo de Bombeiros, restam os funcionários das associações com o 12º ano, os estudantes pouco estudiosos, os desempregados e os funcionários públicos, que e em boa verdade se diga, maioritariamente são tão dúbios nas suas capacidades como na sua dispensa pelas suas Edilidades ou pelos seus “tutores.”     
A cidade onde sou Bombeiro e concelhos limítrofes não estão longe de uma realidade idêntica, mas que, apesar de poucos a aceitarem por ser demasiado vergonhosa, me faz citar o saudoso Zeca Afonso, “a verdade, essa, está algemada em masmorra hedionda”.

Mas afinal onde quero chegar…

No passado mês de Outubro, um fax enviado do Centro Distrital de Operações de Socorro solicitava disponibilidade de elementos para frequência de uma formação de Tripulante de Ambulância de Emergência, com início nessa semana no núcleo de formação regional do centro, mais concretamente no INEM Coimbra. Enviadas 4 candidaturas, pois existiam elementos com disponibilidade imediata, a esperança dos intervenientes teve a duração de algumas horas, pois uma resposta quase em jeito de errata informava o C.B. de Foz Côa que a entidade responsável por esta Associação é o INEM Porto. É de concordância, pois apesar de quase diariamente este concelho ser “chutado” por todos os iluminados que acham que têm a varinha de condão para regionalizar o País e o fazem da forma que mais lhes convêm, neste caso específico, onde todo o distrito da Guarda pertence ao centro e a Coimbra, nós somos os únicos a pertencer á cidade Invicta, fruto da divisão da operadora nacional de telecomunicações, pois o número europeu de emergência 112 vai até Bragança onde é atendido por um agente da polícia e viaja de seguida para o CODU Porto, temos algo em “comum;” o rio Douro.
Nas freguesias mais a sul e até á bem pouco tempo na própria cidade de Foz Côa, o 112 seguia da esquadra de polícia da Guarda até ao CODU Coimbra, chegando por vezes a causar embaraços nas passagens de dados feitas pelos tripulantes dos Bombeiros sobre o estado dos doentes e estando muitas vezes sujeitos a dizerem-nos como de facto chegou a acontecer, “vocês são do CODU Coimbra e esse numero de saída é de lá”. Esse foi um dos motivos que levou os Bombeiros de Foz Côa a solicitar á P.T. que actualizasse e uniformizasse a rede telefónica de forma a minimizar situações deste género, pois, até a marcação do numero 117 e como hoje ainda acontece, á excepção do telefone fixo dos Bombeiros, as chamadas têm todas como destino o Centro Distrital de Operações de Socorro de Bragança.  
Do Porto até hoje, o único elo de ligação que existe com o INEM norte é com os operadores e médicos do CODU e com o Staff técnico dos Helis SAV 2 e 3, estacionados no Hospital Pedro Hispano e em Macedo de Cavaleiros. Os apoios diferenciados terrestres continuam a vir do CODU Centro, neste caso da Guarda e a evacuação de vítimas/doentes urgentes continua a ser efectuada para a cidade da Guarda, supostamente pertença do denominado centro.   

Triste fiquei pelos Bombeiros que não puderam frequentar semelhante formação, por nem mais uma justificação ter sido dada, por se ter iniciado outro curso em Coimbra no mês passado e por mais uma vez se ter excluído sem sequer se ter incluído… Pois bem, sempre achei que os Bombeiros fossem todos iguais, mas afinal sou obrigado a chegar á conclusão que não somos porque não querem que sejamos…

“Este artigo é de opinião e é da exclusiva responsabilidade dos intervenientes.”

Sub-Chefe Rafael Almeida

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

terça-feira, 29 de março de 2011

Acidente:


Na passada madrugada de segunda-feira, um aparatoso despiste ocorreu na E.N. 102, no sentido Foz Côa – Pocinho, provocando 1 ferido ligeiro e outro com alguma gravidade.

Pouco passava das 02 horas quando os Bombeiros foram accionados para uma situação de despiste, com 3 pessoas dentro da viatura com dificuldades na saída para o exterior. Nos minutos seguintes, 8 Bombeiros compareceram nas instalações e avançaram para o local com 2 Ambulâncias e a viatura de Salvamento e Desencarceramento, acabando a última por não ser justificada uma vez que todos os envolvidos conseguiram sair pelos próprios meios. 

 As vítimas, que se apresentavam com ferimentos e escoriações, foram transportadas ao Serviço de Urgência Básica da Cidade, acabando uma delas por ser reencaminhada para a unidade de saúde distrital, local onde lhe foram efectuados diagnósticos e exames complementares.
A G.N.R. de Foz Côa esteve no local com 4 agentes e registou a ocorrência.    

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

sábado, 26 de março de 2011

Acidente


Ontem, ao inicio da manhã, uma aparatosa colisão provocou um ferido com alguma gravidade.
Pouco passava das 8 horas, quando num cruzamento dentro da cidade, duas viaturas colidiram de forma violenta, não pela velocidade apresentada, mas pela inércia na travagem ou tentativa. No interior das referidas viaturas circulavam 3 pessoas mas apenas uma apresentava queixas, incidindo principalmente na zona do pescoço e coluna cervical, provavelmente fruto do malfadado “efeito chicote”, o mais comum e perigoso nos embates rodoviários.    
Os bombeiros, chamados a intervir, não necessitaram do recurso ao desencarceramento para a extracção da vítima, que saiu de forma controlada com o auxilio do colecte de extracção, procedendo ao restante processo de imobilização já fora do habitáculo fragmentado. Após a aplicação de cuidados básicos e registo dos parâmetros vitais, a vítima foi conduzida ao Serviço de Urgência Básica, sendo á posteriori encaminhada á unidade distrital de saúde para exames complementares e diferenciados.   

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

quinta-feira, 24 de março de 2011

Pimenta oferece Camisola aos Bombeiros de Foz Côa

João Nuno Cabral Pimenta, jovem natural do concelho de Vila nova de Foz Côa, jogador da União Desportiva Oliveirense por empréstimo do Vitória Futebol Clube, equipa que actualmente disputa o campeonato nacional da 2ª liga denominada de liga Oranjina, é filho de um membro dos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros de Foz Côa e presenteou o Corpo de Bombeiros da sua Cidade com uma camisola sua, ostentando o número 77 e nome profissional.



Formado nas escolas do Sporting Clube de Portugal onde jogou até a classe sénior, chegou a representar Portugal ao mais alto nível com varias chamadas à selecção nacional, transferindo-se depois para o Sporting da Covilhã onde chegou a ser considerado um dos melhores jogadores da 2ª liga, seguindo no imediato para a Naval 1º de Maio, clube que disputou o campeonato nacional da 1ª liga. Representou depois o Portimonense Sporting Clube fazendo uma brilhante temporada, o que levou os dirigentes do Vitória Futebol Clube a contratarem-no. No clube sadino, onde João Nuno não conseguiu convencer o treinador e sua cedência temporária á União Desportiva Oliveirense foi a solução encontrada, situação que permitiu ao jogador expor as suas qualidades e potencial, encontrando-se actualmente no primeiro posto da liga Oranjina, a um pequeno passo da consagração do Campeonato da 2ª liga, situação que a todos os Bombeiros de Foz Côa agrada.

Admiradores das suas capacidades, tanto pessoais como profissionais, o corpo activo, direcção e comando dos Bombeiros de Foz Côa vêm por este meio fazer um agradecimento público ao amigo João Pimenta e desejar-lhe as maiores felicidades para a sua promissora carreira, esperando que esta temporada seja mais uma de muitas consagrações.



Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ordens de Serviço.

Informam-se todos os Bombeiros que já esta afixado no local habitual a Escala de Serviço para o mês de Abril, a ordem de serviço para o Campeonato Europeu de Autocross que decorre no fim-de-semana de 16 e 17 de Abril e a Ordem de Serviço para a realização da reunião que antecede o referido evento.



Todas estas situações podem ser consultadas na página do Bombeiro, bastando para isso aceder á hiperligação que se encontra no canto superior direito com o título “Pagina do Bombeiro”.


No caso de não lhe ser possível aceder á pagina, deverá enviar uma mensagem de correio electrónico com uma solicitação de autorização para o seguinte endereço: bombeirosdefozcoa@hotmail.com.





Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

terça-feira, 22 de março de 2011

Ambulância de socorro Marca passo novamente

No final do dia do passado Domingo, uma simples ocorrência de intoxicação medicamentosa numa freguesia do Concelho de Foz Côa, transformou-se numa caricata e cómica situação, estando a ABSC 02 no papel de protagonista.
Às 23 horas de domingo, os bombeiros de Foz Côa foram accionados para a freguesia de Mós do Douro com o intuito de socorrer um residente e natural daquela aldeia que se encontrava em situação de intoxicação medicamentosa e alcoolizado, numa clara tentativa de apelidar a si atenções mediáticas.
Após a abordagem á vítima para recolha de dados que permitisse aos socorristas uma melhor avaliação do caso, iniciou-se o transporte, indicando que o destino seria a Unidade de Saúde da Cidade de Foz Côa. Ainda durante o caminho e seguido o protocolo estipulado, o elemento diferenciado da viatura efectua uma passagem da dados para o CODU que resolve enviar o padecente para o Hospital de Mirandela. Até aqui tudo normal, apesar de ser comunicado e imediatamente perceptível pelo receptor que iria ser uma viagem longa e difícil, fruto das dificuldades de locomoção que a viatura em questão apresenta. Mais de 1 hora depois, os 3 elementos que tripulavam a ambulância entregam a vítima na urgência do Hospital de Mirandela, “com um aparatoso envaidecimento” – conforme refere o TAS responsável pelo transporte – “pois vinha monitorizada, com ecg feito e uma avaliação permanente de dados vitais, sendo mesmo elogiosamente recebida pelo médico de serviço”. Os Bombeiros de foz Côa apenas estiveram na urgência o tempo suficiente para transferir a vítima e recolher o material, preparando a viatura para a viagem de regresso quando, provavelmente farta do esforço que lhe foi incutido, quis também ser protagonista e resolveu não pegar… Só depois de várias tentativas e com recurso a utentes, acompanhantes e Bombeiros que estavam no local, lá se empurrou o cirro e com algum suor e uns metros depois o motor trabalhou, gorando-se dessa forma; não o bom trabalho prestado nem a consciência dos intervenientes, mas a má imagem que ficou e a vergonha da circunstância.
Enfim, continuamente na expectativa do “euro milhões” de um benemérito, de um “desperdício” do município ou de uma dádiva desconhecida, pois a direcção na voz do seu representante “recusa-se” a falar em despesas num momento destes e do Estado, na voz do INEM, do Ministério da saúde ou dos representantes governativos regionais nem palavra.
Ficamos pois na expectativa da próxima, restando apenas a consolação que sempre que aconteça seja em circunstâncias idênticas.          

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

quinta-feira, 10 de março de 2011

Paragem Cardio Respiratória


Ontem, pouco depois das 8 horas da manhã, os Voluntários da Cidade de Foz Côa foram solicitados para uma situação de Paragem Cardio-respiratória ocorrida no lar de 3ª idade.
No imediato saíram para o local 2 Bombeiros e respectiva ambulância, demorando menos de 4 minutos desde o alerta efectuado pelo CODU até a abordagem da vítima com o material necessário para se efectuarem as manobras de suporte básico de vida, apesar de, no arranque, terem existido alguns problemas, uma vez que a velhinha Ambulância de Socorro resolveu surpreender pela regularidade e teve de iniciar marcha de empurrão, estando agora com um dificuldade no motor de arranque e com prognostico reservado.
 Contudo, no local, os socorristas referiram ter existido algum aborrecimento por parte dos funcionários da instituição, alegando alguma morosidade no processamento e tratamento de dados, situação a que os Bombeiros de Foz Côa são completamente alheios.
Apesar de todos os esforços por parte dos elementos envolvidos, a vítima acabou por ser transportada para o Serviço de Urgência Básico, local onde lhe foi decretado o óbito.
Os Bombeiros de Foz Côa aproveitam também o momento para enviar um abraço sentido de solidariedade e pesar aos familiares da padecida, visto tratar-se da mãe do actual presidente da Junta de Freguesia de Foz Côa, um amigo dos Bombeiros da cidade.

"TAMBÉM TEMOS DIREITO A UMA AMBULÂNCIA DE SOCORRO" 
  

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

terça-feira, 8 de março de 2011

Acidente com motociclo provoca ferido grave


Hoje, pouco depois das 8 horas da manhã, os Bombeiros de Foz Côa foram accionados para uma situação de despiste de um motociclo, com ferimentos no condutor. O despiste, que ocorreu numa estada municipal próximo da pousada da juventude, terá sido provocado por um cão que apareceu subitamente na frente da motorizada, obrigando o condutor, único tripulante, a efectuar uma manobra brusca e que teve como consequência uma aparatosa queda, provocando-lhe 2 fracturas e escoriações várias. 
Após os normais procedimentos de imobilização e estabilização da vítima, a mesma foi conduzida á unidade de saúde de Foz Côa, acabando por ter de ser reencaminhada para o Hospital Distrital da Guarda, local onde foi entregue aos cuidados diferenciados.
No local estiveram os Bombeiros de Foz Côa com 3 Homens que foram apoiados por uma ambulância de socorro. A G.N.R. de Foz Côa também se deslocou ao local e registou a ocorrência.

"TAMBÉM TEMOS DIREITO A UMA AMBULÂNCIA DE SOCORRO"

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

terça-feira, 1 de março de 2011

Manobra brusca Provoca Vitima.

Hoje, ao inicio da manhã, uma aparatosa manobra brusca efectuada por um veiculo ligeiro de passageiros próximo da freguesia de Numão, provocou ferimentos de alguma gravidade num dos ocupantes.


Na Estrada Nacional 222-4, no sentido Numão – Vesúvio, o condutor da viatura de passageiros ao aperceber-se da proximidade da berma, guinou para o lado contrário, provocando ferimentos num dos três ocupantes. A vítima, um homem de aparentemente 40 anos, perdeu a mobilidade e apresentava-se com dores na zona da coluna dorso-lombar após embate no painel lateral direito, acabando por ser retirado da viatura com o precioso auxílio do colete de extracção.

Imediatamente após as restantes imobilizações e avaliações, a vítima foi conduzida para o Serviço Básico de urgência da Cidade de Foz Côa pelos Bombeiros, onde lhe foram prestados cuidados médicos diferenciados.

"Também Temos Direito a Uma Ambulância de Socorro"

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com