sexta-feira, 20 de junho de 2014

Bombeiros de Foz Côa Comemoram 80 Anos



É já Domingo, dia 22 de Junho, que nos longínquo ano de 1934, a Associação humanitária dos Bombeiros Voluntários via os seus estatutos aprovados, após um punhado de valentes homens se ter apresentado em Janeiro desse ano, nos Passos do Concelho, para um simulacro de incêndio. 

No octogésimo aniversário da Associação e consequentemente do Corpo de Bombeiros, os operacionais, de forma modesta e comedida imposta pelas dificuldades orçamentais, vão celebrar de forma pálida um aniversário que, apesar de ser mais um aniversário, não deixa de ser uma data imponente e que merece o devido reconhecimento e respeito de toda a comunidade. 

Nesse entender e porque durante estes anos todos centenas de cidadãos, de forma mais ou menos presente, deram algum contributo à causa dos Bombeiros, no próximo dia 29 de Julho, no Salão Nobre do Quartel Sede da Associação, vai ser inaugurada uma exposição fotográfica com todos os registos que os Bombeiros têm na sua posse, onde podem ser recordados alguns momentos da vida dos Bombeiros. A exposição estará patente até final de Julho. A par da exposição fotográfica e até meados de Agosto, uma das fachadas do largo dos Bombeiros servirá de “tela” onde vão ser projetadas, todas as noites, centenas de registos fotográficos e biográficos que podem ser visionados pelos transeuntes.

Ainda durante o dia 29 de Junho, uma missa de sufrágio pelos Bombeiros e Dirigentes falecidos servirá de aperitivo a um almoço convívio que terá como sobremesa a inauguração da exposição sobre os 80 Anos dos Bombeiros. 

Precedendo este momento, no próximo Domingo, dia 22 de Junho, os Soldados da Paz irão realizar o tradicional hastear das bandeiras e a romagem ao cemitério, local onde será depositada uma coroa de flores em homenagem aos membros e operacionais já falecidos.
       
 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

1 comentário:

Peregrino da Luz disse...

Os meus sinceros parabéns pelos vossos 80 anos ao serviço do nosso concelho - Quase um século de esforço e de dedicação, em defesa da comunidade, pondo em risco as suas vidas, dando o melhor da sua generosidade, da sua abnegação e do seu sacrifício, acorrendo sempre à chamada, no momento mais crítico ou difícil, sem olhar a quem - Sim, que o grito da cirene dos Bombeiros Voluntários de V. Nova de Foz Côa, se perpetue, não com o desejo que seja muitas vezes ouvido, porque ele é sempre o grito aflito que socorre, mas a que nunca falte o apoio indispensável para poder corresponder à chamada urgente, de quem precisa.