


O curso, que teve a duração de três semanas e meia foi ministrado na Base Naval do Alfeite por formadores especialistas da Marinha. É com grande regozijo que a administração do blog felicita o Sub-Chefe Almeida por este feito. O comando e direcção do corpo de Bombeiros, nas pessoas do Comandante Aníbal Carvalho e Presidente António Lourenço não deixaram de manifestar toda a sua satisfação e orgulho no elemento da corporação que mais uma vez demonstrou que Foz Côa pode estar orgulhosa dos seus Bombeiros.
viaturas ocorreu na estrada que faz a ligação Foz Côa - Pocinho, também denominada por "Costa". O choque ocorreu numa zona estreita da dita estrada e provocou apenas danos materiais. Os Bombeiros de Foz Côa foram chamados ao local apenas para efectuar a lavagem do pavimento, visto este ter algum óleo derramado pelas viaturas.
Os Bombeiros Voluntários usufruem de direitos e regalias em diferentes áreas, designadamente: educação, através do reembolso de propinas e taxas de inscrição; Benefícios de isenção de pagamento no âmbito do Serviço Nacional de Saúde; Aumento do tempo de serviço para efeitos de aposentação, entre outros.






tensidade. O distrito da Guarda encontra-se em alerta amarelo, pelo que deverão ser tomadas as devidas precauções, não saindo de casa sem o inevitável guarda-chuva e resguardando bens passiveis de cairem ou tombarem com o vento. Aconselha-se também a população a estar alerta para possíveis inundações repentinas, um cenário que de resto é comum na cidade de Foz Côa. Os Bombeiros apelam assim à calma e bom senso de toda a comunidade no caso de uma situação destas se registar. Não se esqueça que a Protecção Civil somos todos nós.Ontem, um idoso natural e residente na Cidade de Foz Côa, foi encontrado morto na sua habitação, deitado sobre a cama, em avançadíssimo estado de decomposição, pelos Bombeiros da cidade.
O alerta, efectuado por amigos e vizinhos, que estranharam o latir dos cães e o facto de não se fazer comparecer nos locais óbvios durante alguns dias, foi o suficiente para motivo de desconfiança, facto que os levou a contactar a G.N.R., que procedeu às normais diligencias.
Após o arrombamento da porta da habitação, e da constatação dos factos, o cadáver foi removido pelos Bombeiros da cidade que o transportaram para o Instituto de Medicina Legal, na cidade da Guarda.
Incêndio Rural
Ontem, durante a tarde, enquanto uma equipa se empenhava na remoção do cadáver, outra combatia um violento incêndio que tinha irrompido nas encostas do ‘São Gabriel’, pertença da freguesia de
Castelo Melhor.
Apesar de aparatoso e da normal dificuldade de acessos ao local, os Bombeiros da Cidade mostraram mais uma vez que estão à altura das capacidades, circunscrevendo o incêndio a uma área muito limitada, minimizando desta forma os prejuízos que poderia causar no caso de entrar na plantação de arvores de porte que preenchem grande parte desta serra.
No combate a este incêndio estiveram envolvidos 8 Bombeiros, que foram apoiados por 2 viaturas.
Foto
grafias do Incêndio Urbano na freguesia de Muxagata

Identificar necessidades de formação e criar mecanismos para atribuição de "prémios de desempenho" são os principais objectivos do Sistema de Avaliação dos Bombeiros Voluntários
Identificar necessidades de formação e criar mecanismos para atribuição de "prémios de desempenho" são os principais objectivos do Sistema de Avaliação dos Bombeiros Voluntários, que hoje entra
O processo abrange todos os voluntários no quadro activo e o mapa terá de ser enviado, anualmente, à Autoridade Nacional de Protecção Civil. Para permitir a adaptação das corporações, admite-se que algumas adoptem progressivamente o sistema até final de Fevereiro do ano que vem.
O despacho do secretário de Estado da Protecção Civil, ontem publicado em Diário da República, define quase tudo sobre a metodologia de actuação. Quase tudo, porque deixa uma "grande incerteza", afirma Duarte Caldeira, da Liga dos Bombeiros os critérios para a atribuição dos prémios de desempenho. De facto, no texto legislativo consta apenas uma breve referência à "atribuição de prémios de desempenho, nos termos das normas aplicáveis" - faltando apontar com precisão esses mesmos termos.
Já quanto às acções de formação previstas - que terão como objectivo a profissionalização do bombeiro -, é explicado que ficam reservadas a quem tenha um "desempenho muito bom" em três anos consecutivos.
Aos avaliadores caberá, assim, justificar as avaliações de "muito bom" e de "desempenho inadequado". O regulamento deixa aos bombeiros um prazo de cinco dias para uma eventual reclamação, e outro de 15 para a decisão final. Um "desempenho inadequado" vai forçar uma outra fase do processo a identificação dos critérios avaliados negativamente, para posterior formação do voluntário.
Quanto ao "desempenho excelente", terá que ser proposto e justificado pelo respectivo comandante do corpo de bombeiros. Esse mérito será publicitado.