segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Incêndios


Mêda

Ontem, ao inicio da tarde, por solicitação do Centro Distrital da Guarda, uma Equipa dos Bombeiros de Foz Côa ultrapassou a fronteira do Concelho para prestar auxilio aos Bombeiros da cidade vizinha de Mêda no Combate e Extinção de um foco de incêndio que havia irrompido naquela localidade.

Côa

Ainda não tinha chegado à Meda a equipa que havia sido mobilizada para essa ocorrência, já a outra avançava para um incêndio nas encostas do Rio Côa, freguesia de Vila Nova de Foz Côa.

Este incêndio, que nem durou muito tempo até ser dado como controlado, deu muito trabalho aos 7 Bombeiros que, incansavelmente, treparam nas íngremes encostas para o extinguir.

Actuou também o Hotel 25 que, segundo os relatos de quem esteve no local, foi uma preciosa ajuda, dada a facilidade de captação de água (na lagoa grande das pedreiras do Poio) e a rapidez com que efectuava as descargas.

Chãs – Mão Criminosa

Situação resolvida nas duas ocorrências acima mencionadas e a Equipa que regressava da missão da Mêda è imediatamente mobilizada para a freguesia de Chãs, para extinguir um foco de incêndio que irrompia próximo da aldeia.

Como a intervenção foi rápida, com uma entrada corajosa, as chamas foram rapidamente debeladas, mas não destruíram indícios de mão criminosa que ficaram bem à vista das forças de autoridade que agora realizam as normais investigações.

Varias velas espalhadas pelo mato e algumas espécies, tal como silvas e giestas de maior porte apresentavam óleos e gasóleo, com intuito de provocar uma destruição completa da área, mas, como os Soldados da Paz foram extremamente eficientes, as nefastas consequências foram goradas e o causador de tal cenário devera ter ficado bem frustrado, com a agravante de carregar a consciência de culpado, pois este incêndio está sobre investigação e a policia criminal pode conseguir determinar o autor, levando-o à condenação popular e Judicial.


Visualize Ocorrências Activas Significativas – Para isso basta Clicar sobre o tipo de ocorrência que deseja visualizar e que se encontra situado no canto Superior Direito da Pagina – “Incêndios Florestais” ou “Outras Ocorrências”
Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: