segunda-feira, 31 de março de 2008

Incêndio Urbano

Hoje, aos primeiros raios de sol, um violento incêndio eclodiu numa habitação unifamiliar na freguesia de Muxagata.
Eram 8 horas da manhã quando o presidente da Junta desta freguesia, também Bombeiro Voluntário no Corpo desta cidade, soava o alerta para o Quartel dos Soldados da Paz, antevendo o pior.
Os 7 Bombeiros que foram apoiados por 3 viaturas e comandados pelo 2° Comandante, Sr. João Ferreira, limitaram-se a proteger as exposições vizinhas e extinguir os escombros da habitação que colapsou, muito também devido ao rebentamento de uma garrafa de gás propano.

A administração do Blog ‘Bombeiros de Foz Côa’ promete, com a maior brevidade possível, colocar o registo fotográfico desta ocorrência.


Incêndio Urbano

Sábado, ao final da tarde, os Bombeiros de Foz Côa foram solicitados para verificar as condições de segurança de uma habitação desta freguesia que, por descuido, uma vela iniciou a combustão de uma divisão.
Apesar de aparatoso, a situação foi muito bem resolvida pelos proprietários, que com muito ‘sangue frio’ e com o recurso a uma mangueira de jardim extinguiram as chamas que já ameaçavam o resto da habitação.
Nesta ocorrência estiveram 4 Bombeiros e 1 viatura ligeira.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

sexta-feira, 28 de março de 2008

Helis Russos prontos para os fogos

Dois anos após a adjudicação, muita pomica e muitas horas de formação dos pilotos que os vão operar, os helicópteros russos Kamov estão prontos para integrar o dispositivo de combate aos incêndios florestais.

Vão ser a grande novidade na época de fogos que se avizinha e também, segundo os pilotos que com eles lidam, uma grande mais-valia, porque têm grande mobilidade e capacidade de ‘scooping’ – abastecimento e descarga de água.

Apesar de gigantes, estas máquinas, que custaram ao Estado 45 milhões de euros, voam com 'leveza' e 'grande estabilidade', ao ponto de servirem também para as missões de transportar órgãos e de busca e salvamento.

Até ao próximo dia 15 de Maio, apenas estão ao serviço da Autoridade Nacional de Protecção Civil dois Kamov – estacionados nas bases aéreas permanentes de Loulé e Santa Comba Dão.

Amarelos e com riscas vermelhas, os bombardeiros-pesados Kamov impressionam pelo tamanho. Mas 'é na capacidade de despejar água que se evidenciam', afirma Rui Santos, comandante da Base Aérea Permanente de Santa Comba Dão, salientando que o balde que lhe está agregado tem capacidade para, em 30 segundos, abastecer 4500 litros de água. Para se ter um ponto de comparação, os helicópteros que anteriormente estavam ao serviço da Protecção Civil dispunham de um balde com capacidade para transportar apenas mil litros.

'Esta é a grande diferença. São de fácil operacionalidade e parece que voam de ‘fininho’', afirma Rui Santos, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão.
Os pilotos garantem que os Kamov 'vão ser uma mais- -valia no combate aos fogos'. João Lima, de 45 anos e com larga experiência a manobrar helicópteros em incêndios – tem 4700 horas de voo –, afirma que os helis russos 'são pesados e estáveis' mas requerem uma 'técnica apurada' para levantar, operar e estacionar.

'Todas as máquinas são especiais, mas estou convencido de que estas dispõem de tudo para cumprir os objectivos', diz João Lima, um dos 12 pilotos em serviço na Base de Santa Comba Dão.

Os Kamov são operados por dois pilotos e têm capacidade para transportar sinistrados em macas e 13 passageiros sentados. 'São aeronaves polivalentes e muito fáceis de manobrar', diz o capitão José Guilherme, de 29 anos e com 300 horas de voo. Este piloto foi requisitado ao Exército e vai participar pela primeira vez no combate aos incêndios.

O Kamov está operacional na Base de Santa Comba Dão desde Fevereiro e já combateu fogos em Sintra e Ponte da Barca. 'Foram ocorrências prontamente resolvidas mas deu para ver que se trata de uma máquina espectacular', garante o piloto José Guilherme.

João Lima rebate as críticas que têm sido feitas quanto ao tempo de resposta da máquina: 'O helicóptero está no ar num prazo de sete a oito minutos.' Se não tiver o balde, a operação demora cerca de meia hora. 'O importante é rentabilizar as suas potencialidades no ar'. ~

43,3 MILHÕES PARA COMBATER INCÊNDIOS


São 34 os meios aéreos já contratados, à disposição da Autoridade Nacional de Protecção Civil para este ano. Os restantes 22 meios, de que se desconhece modelo ou características, ainda estão em fase de concurso. Ontem, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, afirmou no Parlamento que o Governo desistiu de comprar os dois aviões para combate a incêndios. Serão substituídos pelos helis Kamov, uma medida que 'permitirá poupar 60 milhões de euros, dos quais 13 milhões serão destinados ao recrutamento' de agentes da PSP e GNR.

Os 56 meios aéreos representam uma despesa de 23,5 milhões de euros, num total de 43,3 milhões de euros para o combate aos fogos. Dos meios disponíveis, de 1 de Julho a 30 de Setembro, a ANPC conta com quatro helis médios Bell, 16 ligeiros Ecuril e seis aviões médios Air Tractor, além dos oito Dromadair, ao serviço entre 1 de Junho e 15 de Outubro.

UM MILHÃO DE HECTARES


Nos últimos cinco anos, as chamas devoraram um milhão de hectares de área florestal. No ano passado, os 3556 incêndios referidos no relatório anual da Direcção-Geral de Recursos Florestais queimaram 31 450 hectares.

Comparando com o pior registo dos últimos cinco anos – em 2003, altura em que arderam 425 232 hectares –, a área ardida em igual período de 2007 foi de apenas 3,7 por cento. O distrito de Vila Real foi o mais afectado no ano passado, tendo registado 498 sinistros.

Já o distrito de Coimbra foi o que registou menos incêndios, com 22 ocorrências.

DISCURSO DIRECTO: 'VAI SER UM ANO MUITO COMPLICADO':


Xavier Viegas, investigador universitário
CM – Qual é a sua previsão para a época de incêndios?
Xavier Viegas – Este vai ser um ano muito complicado. Os dados de que disponho são relativos ao distrito de Coimbra mas representam bastante bem o resto do País e indicam que este ano poderá ser um dos mais complicados dos últimos anos. – Porquê?
– A precipitação neste Outono e Inverno esteve abaixo do que é normal e por isso não iremos ter água suficiente no solo.
– O que falta fazer na prevenção?
– Ganhar a batalha de conquistar as pessoas, de formá-las e informá-las para que não tenham comportamentos de risco. Trabalhar a prevenção com as pessoas e prepará-las para reagir em situações de incêndio.

DADOS SOBRE OS KAMOV COMPRA


O Estado adquiriu seis helicópteros Kamov e quatro aviões, por 45 milhões de euros. Adjudicação foi feita há dois anos. Estes Kamov foram construídos por encomenda especial de Portugal. São novos.

ONDE ESTÃO


Na época fora das fases dos incêndios estão todos sediados na Base Aérea de Ponte de Sor (onde está situada a Empresa de Meios Aéreos, criada pelo MAI), exceptuando dois que estão nas bases permanentes de Loulé e Santa Comba Dão. Na época mais complicada de fogos vão ser espalhados por todo o País, sobretudo nas zonas mais sujeitas aos incêndios.

PARA QUE SERVE


Combate aos fogos e salvamentos, em terra ou no mar. O Kamov está preparado para resgatar vítimas (duas deitadas e cinco sentadas). Já resgatou um grupo de turistas que se perdeu na serra do Gerês e participou nas buscas de um homem que naufragou no Atlântico.

MEDIDAS


Seis metros de altura e 16 de comprimento. Devido à rotação das duas pás, necessita no mínimo de uma área de 90 metros quadrados de área limpa para aterrar.

PESO

11 toneladas


CUSTOS DE OPERAÇÃO


Cada vez que voa o custo estimado é de cinco mil euros.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA


O balde tem capacidade para armazenar 4500 litros de água em 30 segundos. Necessita apenas de uma linha de água com metro e meio. Pode encher tombando o balde ou sugando a água, usando quatro bombas.

OPERACIONALIDADE


Pode voar de noite e nas condições mais adversas.

FORMAÇÃO


Os 12 pilotos tiveram formação teórica na Rússia e prática em Ponte de Sor e Santa Comba Dão.

NÚMEROS


98 por cento dos incêndios que ocorreram no ano passado tiveram, segundo dados da ANPC, origem em actividades humanas

53 Nos últimos cinco anos morreram 53 pessoas em incêndios florestais em vários pontos do País

26 bombeiros que perderam a vida a combater a fúria das chamas entre os anos de 2002 e 2007, quatro dos quais em

2005

24 por cento dos sinistros combatidos pelos bombeiros tiveram origem em actos negligentes, como por exemplo queimadas mal feitas

22 por cento dos fogos combatidos no ano passado tiveram como causa actos criminosos

2 Apenas dois por cento dos incêndios florestais em 2007 foram causados por razões naturai

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


Dois motores de 2400 cavalos
Guincho adaptado para operações de salvamento e resgate de vítimas

Megafone que serve de sirene e para dar indicações para terra

Holofote muito potente para operações de busca e salvamento à noite

Dois rotores (pás) – um gira para a direita e o outro para a esquerda

Capacidade para estabilizar duas macas em simultâneo

13 lugares sentados

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

terça-feira, 25 de março de 2008

Apesar de se estar a passar por uma feliz fase de acalmia no que diz respeito a ocorrências significativas, os Bombeiros da Cidade continuaram, mesmo durante a época festiva, a realizar treinos e formações, mantendo desta maneira a operacionalidade para as eventualidades.

Para alem da parte pedagógica, os Soldados da Paz fizeram jus ao nome e participaram nas procissões católicas nos dias que antecederam o Domingo de Páscoa.

Aos leitores do Blog dos Bombeiros de Foz Côa deixamos alguns momentos que ficaram registados para a posteridade…






Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

sábado, 22 de março de 2008

Incêndio Urbano

Hoje, durante a tarde, os Bombeiros de Foz Côa foram alertados pelo telefone via 117, para uma situação de Incêndio Urbano na Casa principal da Histórica e Patrimonial Quinta do Vesúvio, situada numa das belíssimas margens do Rio Douro, na freguesia de Numão.

O proprietário da Quinta, em primeira intervenção conseguiu extinguir o foco de fogo, que se tinha iniciado no ponto mais alto do telhado, junto à saída dos Gazes das Caldeiras de aquecimento de água.

Segundo o que os Bombeiros conseguiram apurar, o sobreaquecimento de um dos escapes das caldeiras terá sido o factor principal para a ignição de uma velha estrutura em madeira que sustenta a totalidade do telhado.

O Proprietário, assustadíssimo com o sucedido confidenciou que o próximo passo è a retirada deste tipo de mecanismos para uma zona especifica e construída de raiz para o efeito, uma vez que todo o interior da casa principal è em madeira e tabique, material com um grau de inflamabilidade e combustão bastante elevado.

Os Bombeiros presentes no local garantiram as condições de segurança e realizaram a respectiva vigilância.
Estiveram no local 11 Bombeiros, apoiados por 3 viaturas e as operações estiveram a cargo do Sr. Comandante, Aníbal Carvalho.

Incêndio Rural

Ontem, ao início da noite, um incêndio rural de alguma dimensão consumiu aproximadamente meio hectare de mato na freguesia de Cedovim.

Os Bombeiros, que acorreram à situação com 1 viatura de guarnição completa, foram alertados pelo Presidente da Junta que se apercebeu que a queima de sobrantes realizada durante a tarde pelo proprietário do terreno não tinha ficado bem apagada, o que deu origem ao seu desenvolvimento para fora do suposto perímetro de segurança.

Como é dever deste espaço informativo, vimos por este meio esclarecer todos os nossos leitores sobre um tema que nos passa muitas vezes ao lado e que é muito fundamental na prevenção de Incêndios Florestais.

Deve-se respeitar a legislação vigente, nomeadamente o DECRETO-LEI Nº 124/2006, de 28JUN, que estabelece as medidas e acções a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios (DR Nº 123, I-A, 28JUN2006) e ter especial cuidado com:

Queimadas

É proibida a realização de queimadas durante o «período crítico», a definir em Portaria específica.

A realização de queimadas só é permitida após licenciamento na respectiva Câmara Municipal, ou pela Junta de Freguesia se a esta for concedida delegação de competências, na presença de técnico credenciado em fogo controlado ou, na sua ausência, de equipa de bombeiros ou de equipa de sapadores florestais.

As queimadas constituem um perigo para a floresta durante o Verão, mas não só. Nos Invernos secos e com temperaturas mais elevadas do que o normal para a época, uma queimada mal conduzida poderá ocasionar incêndios florestais de área considerável.

(In Blog dos Bombeiros – Esclarecimento de Duvidas – Pagina de Apoio à População)

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

quinta-feira, 20 de março de 2008

Chuva, vento e neve nas terras altas marcam fim-de-semana de Páscoa

Chuva, vento forte e descida das temperaturas, com queda de neve nas terras altas, vão marcar o fim-de-semana prolongado da Páscoa, principalmente no sul de Portugal segundo a previsão disponível no "site" do Instituto de Meteorologia.

Na região sul, a previsão para quinta-feira aponta para céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado, vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste e moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral e nas terras altas.

Os aguaceiros vão cair, em especial no Baixo Alentejo e Algarve, diminuindo de frequência a partir da tarde e registando-se uma subida da temperatura máxima.

Nas regiões do Norte e Centro, o céu estará pouco nublado ou limpo e o vento soprará moderado do quadrante leste e forte nas terras altas, com rajadas até 70 km/h.

Prevista está ainda uma descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior.

As temperaturas máximas previstas são: Porto - 18º, Lisboa - 14º e Faro - 16º.

Na sexta-feira, ocorrerão períodos de céu muito nublado, passando temporariamente a pouco nublado nas regiões Centro e Sul, com vento forte a moderado no litoral e muito forte nas terras altas.

No norte, a previsão é de aguaceiros fracos.

Sábado, mantém-se a precisão de céu muito nublado, com o vento a soprar moderado de noroeste e forte com rajadas da ordem dos 70 km/h nas regiões do litoral a nas terras altas.

Acima dos 800 metros, os aguaceiros deverão ser de neve e acompanham a descida da temperatura máxima.

Para domingo, a previsão de nove dias feita terça-feira pelo Instituto de Meteorologia prevê melhoria do estado do tempo, contudo essa previsão deverá ser actualizada hoje.

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão hoje em alerta Amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros fortes acompanhados de trovoadas.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

terça-feira, 18 de março de 2008

CONVOCATÒRIA

Em conformidade com o disposto nos artigos 22°., 23°, e n.º 1 do artigo 27°. Dos Estatutos, Convoco os Ex.mos Senhores Associados, para uma Assembleia-geral, que decorrerá no próximo dia 29 de Março de 2008 (um Sábado), pelas 20:00 horas, no Salão Nobre do Quartel Sede da Associação, com a seguinte Ordem:

1° - Apresentação, discussão e aprovação das contas do exercício de 2007;

2° - Outros Assuntos de interesse para a Associação.

Se à hora marcada não estiver presente a maioria dos Associados, a Assembleia poderá ter inicio uma hora depois com qualquer número de presenças.

Vila Nova de Foz Côa, 17 de Março de 2008

O Presidente da Assembleia-geral

Dr. Carlos José Brito de Moura

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

sexta-feira, 14 de março de 2008

Rec. Nac dos Bombeiros Portugueses começa sábado e tem o apoio das associações

A partir de sábado os bombeiros de todo o país vão começar a ter os seus dados pessoais e profissionais reunidos numa mesma base de dados medida saudada pelos representantes do sector.

O Recenseamento Nacional dos Bombeiros Portugueses (RNBP), cujas regras de criação e manutenção foram hoje publicadas em Diário da República, vai permitir a gestão dos efectivos dos vários quadros dos bombeiros, a gestão da sua actividade operacional e da sua formação, e ainda a verificação de informações e o processamento de reembolsos.

"É uma medida muito importante. Não se podem tomar decisões sem informação credível", defendeu hoje à Lusa Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, contactado pela agência Lusa.

Duarte Caldeira lembra que existe uma rede de expressão nacional (há no país 435 corporações de bombeiros, espalhadas por 307 dos 308 concelhos) que importa conhecer mais detalhadamente, e considera que o recenseamento permitirá uma caracterização precisa sobre o efectivo de bombeiros em cada concelho.

"Esta informação é uma base indispensável para um planeamento criterioso dos bombeiros, ao nível da distribuição de veículos, de recursos humanos e do regime de financiamento, atendendo à especificidade de cada concelho", afirmou.

Também para Fernando Curto, Presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), esta é uma "proposta muito boa", que "vai ao encontro das necessidades dos bombeiros".

"Há uma grande indefinição para saber quantos efectivos há em Portugal. Quantos bombeiros voluntários existem? Para além disso, o recenseamento permite excluir quem está inscrito nos Bombeiros Voluntários, recebendo regalias, mas sem prestar serviço", declarou à Lusa.

O presidente da ANBP explica que o recenseamento permitirá por exemplo ter uma ideia global e fazer uma avaliação da idade dos bombeiros portugueses, da sua formação e das funções que desempenham.

Fernando Curto recorda que este tipo de informação já existia ao nível das associações e considera que o RNBP vem trazer uma "centralização, organização e clarificação em benefício do sector".

A tutela do RNBP caberá à Autoridade Nacional de Protecção Civil, responsável pela gestão e tratamento dos dados, pela segurança e protecção dos mesmos e por todas as despesas.

A criação do RNBP estava prevista na lei desde Junho do ano passado e está incluída no programa Simplex 2007 do governo.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

segunda-feira, 10 de março de 2008

Incêndio Rural

Hoje, na freguesia de Foz Côa, junto as Pedreiras do Poio, deflagrou um incêndio rural de origem desconhecida, destruindo alguns metros quadrados de mato.
Apesar de o Distrito da Guarda e Vila Nova de Foz Côa estarem em alerta laranja, devido ao forte vento que se faz sentir e à previsão de chuvas intensas, o mato seco ou pouco húmido, aliado ao forte vento, foi a combinação perfeita para a propagação das chamas que rapidamente foram circunscritas pelos Soldados da Paz da Cidade.
No combate, rescaldo e vigilância deste incêndio estivem envolvidos 3 Bombeiros, apoiados por uma viatura ligeira.

Amendoeiras em Flor

No rescaldo de mais uma época de festividades, os Bombeiros fazem um balanço muito positivo das suas intervenções, sendo mesmo agraciados e bem referidos pelos solicitadores.
Então, durante os 3 fins-de-semana que milhares de pessoas visitaram a nossa Cidade, os Bombeiros foram solicitados pelo CODU Porto para socorrer 11 turistas em situações de Doença Súbita, 2 etilizações, 2 agressões e 1 acidente rodoviário.
Foram também solicitados por diversas entidades e organizações de eventos, para realizar segurança e acompanhamento de actividades, tais como, o ‘Test day’ na Pista de Autocross e Crosscar da Cidade, organizado pelo Foz Côa Automóvel Club, o I Passeio Moto TT, organizado por uma organização ‘embrionária’, o tradicional passeio de Cicloturismo, organizado pela Associação de Cicloturismo de Foz Côa, o desfile etnográfico e o espectáculo de Pirotecnia, organizado pela Câmara Municipal de Foz Côa.
De referir que, os Bombeiros da Cidade, durante os próximos fins de semana vão continuar a reforçar o efectivo diário, à semelhança do que tem acontecido, para que desta forma possam dar a resposta rápida e eficaz a que tem habituado a sociedade.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

sábado, 8 de março de 2008

Despiste provoca Ferido Ligeiro

Hoje, durante a madrugada, uma viatura que circulava na E.N. 102 no sentido Foz Côa – Celorico, junto ao “Cruzamento dos 30”, despistou-se e provocou ferimentos ligeiros no acompanhante do condutor.
Alertados pessoalmente por um transeunte, os Bombeiros da Cidade fizeram sair para o local uma Ambulância e respectiva equipa de Socorro, mantendo em ‘Stand by’ a equipa de Salvamento e Desencarceramento, uma vez que o alerta chegou com contornos estranhos.
A Vitima, após a imobilização e levantamento, foi enviada à unidade de saúde da Cidade, de onde foi encaminhada para o Hospital Distrital para exames de precisão, visto apresentar muitas dores na zona do peito e abdómen.
Apesar do aparatoso acidente, não foi necessário o recurso ao desencarceramento de nenhum dos ocupantes do veículo nem ao corte da via, uma vez que a viatura ficou imobilizada fora da estrada.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

quarta-feira, 5 de março de 2008

Incêndio Rural

Ontem, ao início da manhã, um Incêndio Rural de pequenas dimensões deflagrou na zona do Vale Escudeiro, freguesia de Vila Nova de Foz Côa.

O alerta foi dado pela G.N.R. da Cidade, após o proprietário do terreno ter deixado fugir uma queima de sobrantes agrícolas e os ter contactado, preocupado com as possíveis consequências.
No local estiveram 4 Bombeiros e uma viatura que rapidamente debelaram as chamas.
Registe-se apenas que o autor da queima e proprietário do terreno foi o único lesado nesta situação, pois as chamas irromperam pela vinha, destruindo parte dela.

Como é dever deste espaço informativo, vimos por este meio esclarecer todos os nossos leitores sobre um tema que nos passa muitas vezes ao lado e que é muito fundamental na prevenção de Incêndios Florestais.

Deve-se respeitar a legislação vigente, nomeadamente o DECRETO-LEI Nº 124/2006, de 28JUN, que estabelece as medidas e acções a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios (DR Nº 123, I-A, 28JUN2006) e ter especial cuidado com:

Queimadas

É proibida a realização de queimadas durante o «período crítico», a definir em Portaria específica.

A realização de queimadas só é permitida após licenciamento na respectiva Câmara Municipal, ou pela Junta de Freguesia se a esta for concedida delegação de competências, na presença de técnico credenciado em fogo controlado ou, na sua ausência, de equipa de bombeiros ou de equipa de sapadores florestais.

As queimadas constituem um perigo para a floresta durante o Verão, mas não só. Nos Invernos secos e com temperaturas mais elevadas do que o normal para a época, uma queimada mal conduzida poderá ocasionar incêndios florestais de área considerável.

(In Blog dos Bombeiros – Esclarecimento de Duvidas – Pagina de Apoio à População)

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

terça-feira, 4 de março de 2008

VSAT 01 fica Operacional Hoje

O VSAT, Viatura de SAlvamento Táctico, vulgarmente denominado de ‘Viatura de Desencarceramento’ fica pronta hoje, após vários dias de Inoperacionalidade.
Um problema de equilíbrio da estrutura traseira foi o motivo para esta paragem de 6 dias, que comprometia a condução em segurança e colocava já em risco todo o material de socorro que ali se guarda.
Como um dos objectivos de quem socorre è o de chegar ao destino ‘são e salvo’, os Bombeiros da Cidade resolveram arriscar numa altura tão imprópria como è esta das festividades da Cidade, mas têm a certeza de ter agora uma viagem mais segura para qualquer destino, ainda mais quando se fala de um veiculo com estas dimensões e com estas características.
Durante o fim-de-semana, felizmente, não ocorreu nenhum acidente rodoviário com necessidades de Desencarceramento nem com vítimas no Concelho de Vila Nova de Foz Côa.
Segundo o responsável pela viatura, falta apenas resolver alguns processos de manutenção no material, situação que fica sanada de manhã e Foz Côa e o Concelho podem já contar com a viatura pronta ao início da tarde.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

domingo, 2 de março de 2008

1 de Março instituído Dia da Protecção Civil

O Ministro da Administração Interna presidiu no dia 1 de Março, na Praça do Império, em Lisboa, à Cerimónia que assinalou o Dia da Protecção Civil, data instituída por despacho de 21de Fevereiro. Associaram-se ainda ao evento a Ministra da Saúde, o Secretário de Estado da Protecção Civil e o Secretário de Estado da Administração Interna.

Esta cerimónia envolveu todos os agentes de Protecção Civil, designadamente através da participação num Dispositivo constituído por elementos pertencentes aos Corpos de Bombeiros Voluntários, Corpos de Sapadores Bombeiros, Força Especial de Bombeiros, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Cruz Vermelha Portuguesa, Direcção-Geral de Recursos Florestais, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Agrupamento Complementar de Empresas – Associação Florestal, Celbi, & Caima (AFOCELCA), Direcção Geral da Autoridade Marítima, Instituto Nacional de Emergência Médica, Associações de Radioamadores, Corpo Nacional de Escutas. Estiveram presentes ainda os serviços congéneres de protecção civil de França, Itália, Espanha e Grécia.

Após o desfile do Dispositivo Apeado, presentou ainda continência ao Ministro da Administração Interna uma coluna motorizada, constituída por veículos de cada entidade envolvida.

Recorde-se que, o dia 1 de Março assinalava já o Dia Internacional da Protecção Civil, momento de afirmação comum, sob a bandeira da Organização Internacional da Protecção Civil, dos objectivos de protecção civil prosseguidos pelos seus Estados-membros, Observadores e Filiados.

A reforma introduzida pela Lei de Bases de Protecção Civil, veio definir as situações de aviso e alerta e clarificou as estruturas política e operacional, estabelecendo-se os modelos de participação dos diferentes agentes e entidades e a interacção dos Sistemas de Defesa Nacional, de Gestão de Crises e de Segurança Interna com os Sistemas de Protecção e Socorro e Emergência Médica. Por outro lado, a constituição do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro, veio estabelecer a articulação das forças, serviços e entidades para a intervenção em situações de acidente grave e catástrofe.

Neste contexto, a criação da Autoridade Nacional de Protecção Civil consolidou o passo necessário para garantir, em permanência, a segurança das populações e a salvaguarda do património, mediante a prevenção de acidentes graves e catástrofes, a gestão dos sinistros e dos danos colaterais e o apoio à reposição das funções nas áreas afectadas.

Importa pois promover, anualmente, uma jornada de reflexão, ao nível nacional, comemorativa e mobilizadora dos valores prosseguidos pela protecção civil, envolvendo toda a comunidade e o cidadão, o Dia Da Protecção Civil, a comemorar, anualmente, no dia 1 de Março.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com