quarta-feira, 2 de abril de 2014

Bombeiros Realizam Resgate Complicado



Os Bombeiros de Foz Côa realizaram no passado dia 1 de Abril, um arriscado mas bem-sucedido resgate, de uma pessoa que havia caído num buraco.
No imediato do alerta e percecionando complexidade no caso, os Bombeiros avançaram com ambulância de socorro e viatura de desencarceramento, meio operacional equipado com valências no resgate e recuperação, decisão que se veio a verificar como muito assertiva.    

O Palco foi a freguesia de Numão e a vítima, uma sexagenária natural e residente do Concelho, sofreu fraturas ao nível de um dos membros inferiores, quando caiu num buraco que se encontrava encoberto com mais de 2 metros de profundidade.
Este orifício, que dava acesso a uma ampla cave, não possuía mais nenhuma saída, excetuando por onde a vitima havia caído, situação que obrigou os Bombeiros a realizar uma arriscada manobra de resgate.
Após as imobilizações protocoladas em situações de trauma, a solução encontrada
foi retirar a vítima com recurso à maca cesto, concebida para resgates em altura ou profundidade e também para resgates aéreos, mas que mesmo assim, obrigou à verticalidade da mesma, o que aumentou o risco da manobra, bem como o duplicar de esforço por parte dos presentes.

Apesar de todo o aparato e atendendo à profundidade da queda, a situação poderia ter sido bem mais grave.
A vítima, acabou por ser evacuada pelos Bombeiros para o Hospital Distrital da Guarda.
No local estiveram 5 Bombeiros, apoiados por 2 viaturas. 

   
 











Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Wauh!

Ao nível de Chicago Fire!

:)

Parabens